top of page
Buscar

ChatGPT na Educação: "O pior cego é aquele que não quer ver."

  • Foto do escritor: Warley Cajazeiro
    Warley Cajazeiro
  • 18 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

Perguntei ao ChatGPT, o que significa OpenAI, obtive como resposta:


"Open Artificial Intelligence" (Inteligência Artificial Aberta, em português). É uma empresa de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de IA com sede em San Francisco, Califórnia. A OpenAI foi fundada em 2015 com o objetivo de promover o desenvolvimento seguro e benéfico da inteligência artificial para o benefício de toda a humanidade."


Fiquei curioso em como fazer uma referência dos conteúdos e tive como resposta:


OpenAI. (2023). ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://openai.com


As mudanças que o desenvolvimento de novas tecnologias vem influenciando positivamente e também negativamente a educação no século XXI, será e sem sombra de dúvidas precisará existir regulação do uso dessas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem.


Mas devemos levar em consideração que no Brasil, os debates públicos e as políticas públicas demoram anos para serem pautadas. Historicamente, a Europa e os EUA estão avançadíssimos nessas pautas quando começa a ouvir-se por aqui.


Nesse contexto, a pergunta que não quer calar:


Se a sua resposta foi sim, você já teve contato com uma das ferramentas mais avançadas que se tem disponível. Se a resposta foi não, não se preocupe. A partir de hoje você começará a conhecer essa ferramenta.


Como professor, tento visualizar os prós e os contras e reflito cuidadosamente sobre eles. Por esse motivo, coloquei o título: "O pior cego é aquele que não quer ver". Ou seja, não adianta fingir que a ferramenta não existe. Na minha prática docente, sempre exijo que meus alunos forneçam referências bibliográficas. E se surgir o ChatGPT, como já aconteceu... O que fazer?


Pois bem, acredito que é melhor trabalhar as melhores formas de se usar a ferramenta, do que não aceitá-la ou proibi-la. enquanto não há regularização governamental.


Nesse sentido, há de se refletir sobre o uso dessa ferramenta em vários aspectos: práticos, cognitivos, psicológicos e por aí vai. Mas, perguntando ao ChatGPT, quais são os pontos positivos e negativos da sua utilização na educação, tive como resposta:

Pontos Positivos

  • Acesso a informações: O ChatGPT pode fornecer respostas rápidas e informações relevantes sobre uma ampla gama de tópicos, auxiliando os alunos na obtenção de conhecimentos de forma ágil.

  • Suporte individualizado: Os modelos de chat podem oferecer suporte individualizado aos alunos, respondendo a perguntas e fornecendo explicações personalizadas de acordo com as necessidades de cada estudante.

  • Prática de habilidades de escrita: Ao interagir com o ChatGPT, os alunos têm a oportunidade de praticar suas habilidades de escrita, formulando perguntas e recebendo respostas claras e coerentes.

  • Estímulo à criatividade: Os alunos podem usar o ChatGPT como uma ferramenta para aprimorar sua criatividade, solicitando sugestões de ideias ou explorando diferentes perspectivas em seus projetos.

Pontos Negativos

  • Limitações e erros: O ChatGPT pode não fornecer sempre respostas 100% precisas ou completas, pois é um modelo baseado em dados e pode estar sujeito a erros ou interpretações incorretas.

  • Falta de contexto e análise crítica: O ChatGPT pode fornecer informações sem levar em consideração o contexto específico de um tópico ou disciplina, o que pode levar a uma compreensão superficial ou falta de análise crítica.

  • Dependência excessiva: Se os alunos se tornarem excessivamente dependentes do ChatGPT, podem negligenciar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas por conta própria.

  • Falta de interação humana: O uso exclusivo do ChatGPT pode diminuir a interação entre alunos e professores, que desempenham um papel crucial no fornecimento de orientação, feedback e apoio emocional.

Esse é um tema complexo, que ouviremos muito sobre ele nos próximos anos.


Agora vamos fazer uma atividade. Pense no tema, entre no site do OpenAI pelo link acima, pesquise na internet e responda o Formulário abaixo.



Referência Bibliográfica


OpenAI. (2023). ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://openai.com



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page